Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Coccoloba cereifera Schwacke EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-09-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

A espécie caracteriza-se como arbustos pendentes, heliófilos de até 2 m de altura e de fácil reconhecimento em campo por apresentar folhas de coloração verde acinzentada, verde azulada e até verde vinácea (Melo, 2000; 2009). Endêmica do estado de Minas Gerais, ocorre na Serra do Caraça, no município de Catas Altas e, na Serra do Cipó, nos municípios de Santana do Riacho (Melo, 2009; 2013) e de Jaboticatubas (CNCFlora, 2013). É encontrada em Cerrado, em fitofisionomias de Campo Rupestre (Melo, 2000; 2009), Campo Limpo e em campo recém-queimado (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 866 km², AOO de 28 km² e está sujeita a até cinco situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência. A espécie está sujeita a ameaças na Serra do Cipó como está sujeita a ameaças como o domínio de espécies invasoras (e.g. Brachiaria decumbens e B. brizantha), que apresentam rápido crescimento, aumentando a frequência e intensidade de incêndios (Ribeiro et al., 2005), o turismo desordenado, a mineração do ouro desde tempos pretéritos e a atual atividade mineradora de ferro, bem como a silvicultura de eucalipto marcante na paisagem da região da Serra do Caraça (Machado, 2008). As ameaças incidentes implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando que a espécie não apresenta registro em Unidades de Conservação e a maioria dos registros foi coletada entre as décadas de 1950 e 1970, sendo o mais recente de 1995 (CNCFlora, 2013), recomendam-se investimentos em expedições de campo para a busca de informações sobre o atual estado das subpopulações, em planejamento de ações de conservação e no controle das ameaças incidentes.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Coccoloba cereifera Schwacke;

Família: Polygonaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Pl. Nov. Mineir. i. 7. Espécie de fácil reconhecimento por apresentar folhas de colaração verde-acizentadas, verde-azuladas e até verde-vináceas (Melo, 2000).

Distribuição

Endêmica do Estado de Minas Gerais, municípios de Catas Altas (Serra do Caraça) e Santana do Riacho (Serra do Cipó) (Melo In Lista de Espécies da Flora do Brasil; Forzza et al., 2013; Melo In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos pendentes, heliófilos, de até 2 m de altura; encontrados em campos rupestres, entre 900-1300 m de altitude (Melo In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009; Melo, 2000).

Reprodução

Floresce e frutifica de junho a setembro (Melo In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009); segundo Melo (2000) encontrada em flor e fruto de abril a julho.

Ameaças

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A região da Serra do Cipó está sujeita a ocupação por espécies invasoras, como por exemplo, Brachiaria decumbens e B. brizantha, que apresentam rápido crescimento e alelopatia; sendo amplamente empregadas na formação de pastagens, já que resistem bem ao pisoteio pelo gado e formam cobertura contínua, inclusive em terrenos de baixa fertilidade (Ribeiro et al., 2005).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Serra do Cipó, onde há invasão por Braquiária, ocorre modificação do regime de incêndios, intensificando-o, tanto pelo rápido acúmulo de biomassa e elevada inflamabilidade das camadas de folhas secas que se acumulam junto ao solo, como por bloquear o processo sucessional, que poderia levar a formações de maior complexidade, com retenção de umidade e, portanto, menor susceptibilidade à propagação de incêndios (Ribeiro et al., 2005).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Atividades de passeios em trilhas da Serra do Cipó com o uso de veículos (bicicletas, motocicletas, automóveis, etc.) causam compactação do solo, aumentando a densidade e resistência à penetração, mudando a estrutura do solo e sua estabilidade, além da perda da serrapilheira e conteúdo de húmus, redução nas taxas de infiltração, aumento do escoamento hídrico superficial, e aumento da erosão (Pinto, 2008). O turismo também configura uma importante ameaça para a região da Serra do Caraça (Machado, 2008).

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na serra do Caraça a atividade de mineração de ouro ocorre desde tempos pretéritos, e ainda hoje há atividade mineradora de ferro alterando significativamente a paisagem da região (Machado, 2008).

2.2 Wood & pulp plantations
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A silvicultura de eucalipto é marcante na paisagem da região da Serra do Caraça, ocupando cada vez mais espaço (Machado, 2008).

Referências

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 21 agosto 2013.

- Machado, A. C. A. R. 2008. Ecoturismo na Serra do Caraça: contribuições da interpretação para a conservação ambiental. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerias

- Melo, E. 2013. Polygonaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 21 agosto 2013.

- Melo, E. 2009. Polygonaceae In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Melo, E. 2000. Polygonaceae da Cadeia do Espinhaço, Brasil. Acta Botanica Brasilica 14 (3): 273-300.

- Ribeiro, K.T.; Fillipo, D.C.; Paiva, C.L.; Madeira, J.A.; Nascimento, J.S. 2005. Ocupação por Brachiaria spp. (Poaceae) no Parque Nacional da Serra do Cipó e infestação decorrente da obra de pavimentação da rodovia MG-010, na APA Morro da Pedreira, Minas Gerais. 1º Simpósio Brasileiro sobre espécies exóticas invasoras. Brasília, Distrito Federal. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/174_05122008113143.pdf>.

Como citar

CNCFlora. Coccoloba cereifera in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Coccoloba cereifera>. Acesso em .


Última edição por Elsie Franklin Guimarães em 22/09/2014 - 18:32:05